terça-feira, 28 de outubro de 2008

Parque Automóvel

Olá, hoje vou vos falar do parque automóvel de Luanda.
Um amante de todo o terreno quando chega a Luanda, pouco falta para perguntar se está no paraíso, pois em pouco tempo vê passar por ele todos os ícones do todo terreno mundial.
Num só dia temos hipótese de ver Hummers de todas as cores que se produzem. Mas não só.
A grande maioria dos jipes para variar são Toyota, mas não tenho duvidas em dizer que todos os modelos que a Toyota produz estão em Angola sejam eles para a Europa ou América.
Mas também se vê, Nissan, Mitsubishi, Isuzus, Lexus, Hondas, Chevrolet tanto (Daewo) como americanos, Dodge, Plymouth, Ford, ZZ Nissan ( montados em Angola),Chineses uma grande variedade de marcas ( que eu ainda não conheço), Hyunday, Daihatsu, Volkswagen, Porsche, BMW, Volvo, Mercedes, Cadillac, UMM (sim, ainda se vêem), Suzuki e para minha surpresa pouquíssimos Land Rover.
Não pensem que vão ver um grupo de jipes mal tratados, pois enganam-se, muitos deles estão carregados de extras, desde jantes cromadas de dimensões fantásticas, até aparelhagens de som que nenhum de nós tem em casa.
No entanto estamos a falar de jipes de cidade, quando falamos de jipes para o mato normalmente só usam duas marcas e dois modelos:
- Toyota Land Cruiser Gx com um motor turbo diesel 3500 cm3, dois depósitos de 90 litros, dois pneus sobressalentes, armação no tejadilho, jerrycans, corta mato, guincho e uma bateria de luzes .
- Nissan Patrol GR com um motor turbo diesel de 4200 cm3, dois depósitos de 90 litros, dois pneus sobressalentes, armação no tejadilho, jerrycans, corta mato, guincho e uma bateria de luzes.
Estes são os reis do mato.
Como repararam não falei dos não jipes, no entanto não pensem que os não há. Penso que a maioria dos Toyota vendidos em segunda mão na Europa e na África do Sul vêem parar a Angola. Eles enxameiam a cidade.
No meio do trânsito pode-se ver o inesperado, por exemplo: Mercedes C65 AMG, Audi A8, Jaguar, Audi TT, BMW serie 7, Chrysler Cross Fire e por fim, um dia ao anoitecer, deparo com um Hummer limousine branco com mais de 10 metros de comprido parecia um comboio.
Não tenham duvidas que esta, é uma cidade, onde o inesperado vos espera a cada esquina.

Sem comentários: