terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Gasosa

Infelizmente Luanda não é só a cidade bonita que eu vou conhecendo dia a dia, também existe uma Luanda negra que todos nós gostaríamos de esquecer, mas que está tão presente no dia-a-dia como qualquer outra, a este cancro eu vou chamar ” a gasosa “.
A corrupção da polícia é um dos maiores problemas que encontramos em Luanda. A qualquer momento podemos ser parados pela polícia de trânsito, para nos passar uma multa por uma razão normalmente difícil de entender. O que há normalmente a fazer, se não queremos ficar sem carta, será perguntar se ele não quer resolver aquilo de outra maneira. Eu sinto-me envergonhado por isto, mas se ficamos sem carta, para a reavermos dá muito trabalho e muitas vezes nunca mais aparecem, por isso o sistema da Gasosa vai prevalecendo.
Há uma manobra que é quase sempre proibida haja sinais ou não “ normalmente temos a resposta que se não está já lá esteve” que é virar á esquerda. Quando aqui estiverem evitem sempre virar á esquerda pois normalmente está sempre um polícia a espera para ganhar a gasosa.
O valor das multas aqui é bastante elevado, sendo as mais pequenas na ordem dos 5000.00 Kz. Por exemplo estacionar o carro em cima do passeio é a módica quantia de 14.000.00 Kz.
Não pensem que este é um fenómeno exclusivo de Luanda quando passamos a ponte na barra do kuanza junto às portagens está invariavelmente uma brigada que normalmente nem os documentos pede tendo a lata de dizer que querem é a “ Gasosa”.

Sem comentários: