quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal

Nunca como agora a expressão acima me fez tanta confusão. Apanha-me numa encruzilhada interna. Porque as coisas para mim são às vezes muito preto e branco - não é uma piada por estar em Angola! - ou seja, se esta é a altura da paz e do amor, da partilha, até de alguma reflexão, para quem acredita, não entendo que se consiga agir de outra forma. E eu, para evitar hipocrisias internas, acabo por me "abster" desse espírito natalício.

Este ano, longe de tudo e de todos os que são importantes, o "Feliz Natal" teve contornos especiais. Foi desejado cara a cara entre pessoas que estão a 8500 km de casa. Foi espartano de conteúdo superficial, mas rico por baixo da epiderme. Passei a consoada a bater cartas... entre copos, algumas bebedeiras, as cartas, a conversa, as piadas, o risco de regressar a Luanda de noite, eu diria que valeu a pena mais esta experiência.

Não tenho fotos desta tropa (sou um forreta das fotografias...) mas se as tivesse elas não contavam o que foi a noite de 24/12/2008 para mim e para as muitas dezenas de portugueses ontem em Viana.

Neste dia 25 apetece-me dizer que esta é a minha tropa. Apesar de nos estarem constantemente a lembrar que isto (Angola) já foi bem pior, como se isso retirasse alguma dureza a esta experiência, como se de repente ela se transformasse num agradável passeio, não o é. Basta dizer-vos que a meia-noite de ontem foi vivida entre o receio de ser mandado parar pela polícia, misturado com o receio de espatifar o carro nalguma armadilha da estrada, com o receio de passar por cima de alguma das almas que constantemente atravessava a estrada a correr, ou que um bando qualquer nos interceptasse para nos roubar. A dureza é relativa, por isso os meus votos neste dia vão direitinhos para este país. Que Angola prospere, que tudo aquilo que ainda não está bem melhore rapidamente... a ver se me deixam de chatear com a conversa de "no meu tempo é que era" e possa ser eu a dizer "no meu tempo é que foi"... Abraço a todos e Feliz Natal, muito sentido!

2 comentários:

Ilidio G Ferrão disse...

Oi
Já vi que foi uma grande noite

Um abraço para todos

Ilidio

Anónimo disse...

no teu tempo é que é, podes ir entretanto dizendo, pq, como diriam os brazucas, cê está fazendo acontecê

d'simoes